quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pistas para novo código pré-histórico perdido são encontrados na Mesopotâmia


Pesquisadores estudando bolas de argila da Mesopotâmia descobriram pistas para um código perdido que foi usado para manutenção de registros à cerca de 200 anos antes da escrita ser inventada.

As bolas de argila podem representar o "primeiro sistema de armazenamento de informações", pelo menos os primeiro que é conhecido, disse Christopher Woods, um professor do Oriental Institute da Universidade de Chicago, numa palestra no Royal Ontario Museum em Toronto, onde apresentou as descobertas iniciais.

As bolas, frequentemente chamadas de "envelopes" pelos pesquisadores, foram seladas e contém símbolos em várias formas geométricas - as bolas variam do tamanho de uma bola de golfe ao de uma bola de baseball. Apenas cerca de 150 exemplares intactos sobreviveram aos dias de hoje.

Os pesquisadores usaram scanners tomografia computadorizada de alta resolução e modelagem 3D para olhar para dentro de mais de 20 exemplares que foram escavados no sítio de Choga Mish, no oeste do Iran, em meados dos anos de 1960. Elas foram criadas cerca de 5.500 anos atrás no momento em que as primeiras cidades estavam florescendo na Mesopotâmia.

Os pesquisadores acreditaram por muito tempo que estas bolas de argila se tratavam de registros de transações econômicas. Tal interpretação é baseada numa análise de uma bola de argila de 3.300 anos encontrada no sítio de Nuzi, na Mesopotâmia, que continha 49 seixos e um texto cuneiforme contendo um contrato ordenando um pastor para cuidar de 49 ovelhas e cabras.

Como estes dispositivos teriam funcionado em tempos pré-históricos, antes da invenção da escrita, é um mistério. Os pesquisadores agora se questionam a respeito de como as pessoas registravam o número e o topo de mercadoria sendo trocada sem a ajuda de uma escrita.

Leia a notícia completa (em inglês) aqui:
http://news.discovery.com/history/archaeology/clues-to-prehistoric-code-foundin-mesopotamia-131011.htm

0 comentários:

Postar um comentário