domingo, 16 de fevereiro de 2014

Como fazer um resumo de um texto

Resumo é uma das poucas coisas (talvez a única) na qual os professores não tem muito como variar na hora de solicitar. Na realidade, dificilmente os professores vão solicitar um resumo. Ele será útil para você na hora de relembrar o conteúdo da matéria, para avaliação. Os professores da UFF costumam pedir resenhas ou fichamentos.

Se o seu texto está em papel, um marcador de texto vai melhor do que sublinhar. Ajuda na hora de localizar visualmente a área destacada. Faça um estoque de marcador de texto, pois eles tem o hábito de acabar rápido e são muitos textos.

Se você lê os textos no computador/celular/tablet, no Acrobat Reader existe a opção de destacar. A vantagem é que o marcador não seca e se você fizer no ônibus ele não fica assim: 

Ônibus parado, ônibus arrancando, ônibus em movimento...
Quase dá para saber em que parte da estrada nós estávamos...

O que é importante destacar no texto?

Essa pergunta já derrubou impérios. Eu acho que é a linha 1, você acha que é a linha 2, o professor acha que é a 3, e ele normalmente está certo - o que significa que nós provavelmente vamos errar por ter considerado a parte errada importante... Brincadeiras a parte - até porque não é assim que funciona -, o objetivo não é que todos fiquem iguais. A ideia é que não fique, inclusive. Diferentes pontos de vista em relação a um mesmo objeto são valorizados - desde que fique claro que você compreendeu a estrutura.

A única coisa que parece ser senso comum é que precisa fazer sentido pra você quando você precisar voltar no resumo, naquele momento de desespero que acontece inevitavelmente antes da prova.

Uma dica pessoal minha

Eu (Ana Luiza) penso por ideias concatenadas. Quase como um fluxograma. Desta forma, leio o texto e transcrevo no papel os conceitos importantes de forma a fazer um resumo com poucas palavras e deixo para a minha memória o papel de preencher as lacunas.

Uso essa técnica principalmente nas notas de sala de aula. Para mim funciona, pois é rápido de escrever e eu preciso pensar para fazer. Não é simplesmente cópia mecânica. Uso canetas de 3 cores para alternar os assuntos diferentes e ficar fácil de, olhando, identificar blocos de assuntos específicos.

Entretanto, também posso fazer tópicos. Uma a três linhas é bom. Mais do que isso vai dificultar na hora assimilar muitos textos. Tópicos não são parágrafos. Ao fazer resumos em tópicos, é muito fácil acabar transcrevendo aquele parágrafo inteiro porque "era tudo importante". Depois de 972768 páginas, a preguiça bate. 

O meu conceito de resumo é: mensagem objetiva com "ganchos" para informações que posso puxar pela memória, agrupadas em assuntos específicos. Use e abuse de palavras-chaves que vão te fazer lembrar daquela parte interessante do texto que não serve para o resumo, mas que pode te ajudar a puxar um bom exemplo pra sua explicação na resposta na hora da prova.

Por fim, você pode fazer texto corrido. Tem gente que prefere. Tem gente que gosta de escrever muito. Tem gente que desconhece o que é LER. Vantagem irrefutável de escrever textos corridos: você treina para a prova.

Era uma vez alguns povos que viviam entre dois rios no Oriente Próximo, o Tigre e o Eufrates. A região, chamada de Mesopotâmia, que significa "terra entre rios", era muito fértil pois recebia as inundações de ambos os rios. Entretanto, tais cheias eram muito violentas e não muito previsíveis, o que dificultava a agricultura e o estabelecimento de assentamentos. Desta forma, para que tais atividades pudessem ser realizadas com sucesso, fez-se necessário o uso de diques.

Por favor, não comecem suas respostas com "Era uma vez...". 

Por mais que pareça tentador, eu desaconselho se utilizar de resumos alheios. Na maioria das vezes ele será ou muito pouco útil, ou completamente inútil para você. As formas de pensar são muito distintas, assim como as de se expressar, assim como a escolha dos tópicos abordados. É muito fácil você ter a sensação de que não sabe nada da matéria lendo o resumo de outra pessoa, e se apavorar, quando na verdade a pessoa só pensou por outras vias, diferentes das que você pensou. Há resumos de outras pessoas que salvam vidas (leia-se CRs), mas não são fáceis de encontrar.

E uma das melhores sensações acadêmicas é terminar o semestre com a sensação de que sabe TUDO o que foi ensinado na disciplina. Geralmente isso acontece logo após o branco que termina no momento em que você entrega a última prova ao professor, na última aula do semestre.

Espero que este texto tenha sido útil.

0 comentários:

Postar um comentário