'Sítios' ("SITES") importantes e recomendações de 'diários de navegação virtual' ("BLOGS")

Como graduando de História, logo nos primeiros dias você compreenderá que vai passar seus próximos anos lendo. Diariamente. Muito deste material estará disponível nas xeroxes, mas outros você vai precisar buscar na BCG (Biblioteca Central do Gragoatá) ou em páginas da rede (internet).

Fiz aqui um apanhado dos principais sites onde você encontrará livros e artigos para baixar. É importante ter um cadastro nestes SITES para receber informes de novas publicações, como no caso da Academia.edu e para encontrar com mais facilidade outros materiais, como no caso da JStor.

Vamos lá.

1. JStor
Você tem acesso livre a este site na BCG, mas você não será aluno da UFF para sempre, então porque não criar logo sua conta lá? O site é em inglês (acostumem-se a isto também) e trata-se de uma biblioteca digital, onde você encontrará fontes primárias e publicações sobre diversas áreas. É uma fonte segura para encontrar material acadêmico, uma vez que só tem material acadêmico. Use sem medo (desde que não plageie, óbvio).

Também é uma biblioteca digital, onde os próprios pesquisadores sobem seu material, seus artigos. Embora o site seja em Inglês, você encontrará material nos mais variados idiomas. Procure por veteranos da UFF, professores e pesquisadores que você conhece e muito provavelmente os encontrará por lá. Siga os pesquidores, numa ferramenta parecida com o Twitter, e receberá as novas submissões destes pesquisadores no seu e-mail. Pode fazer login com o Facebook.

Uma biblioteca digital, entretanto não-oficial. Lá você encontra toneladas de livros em outros idiomas para baixar. Um verdadeiro tesouro. Não precisa de login, porque, né... é russo. Mas a página está em inglês, dá para navegar.

4. Significados
Um "repositório de significadosconceitos e definições sobre os mais variados assuntos. Explicamos o que é, o que significa e o que quer dizer cada coisa" é o que somos informados quando da sua apresentação. É isto mesmo, qualquer relação dos assuntos nele tratados não fará jus a sua imensa variedade de temas. Experimente uma consulta.

Antes de passar aos "BLOGS", um esclarecimento:

O que é um blog?

Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web logWebaparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um "diário online".

1. ENSINAR HISTÓRIA por Joelza Ester Domingues - Seção: Idade Antiga
Resultado de imagem para Joelza Ester Domingues
O seu objetivo é contemplar tudo a respeito de História, visando contribuir não só para a prática pedagógica do professor e o estudo do alunato, mas também atender o interesse de diletantes e curiosos na matéria. Os temas são muito bem distribuídos e a sua navegação é bastante intuitiva. Joelza Ester Domingues é autora de duas coleções didáticas publicadas pela editora FTD ("História em Documentos" e "Projeto Athos - História") e lecionou em colégios da rede particular de educação básica e cursinhos pré-vestibulares de São Paulo capital.

Há também um canal no YouTube: ENSINAR HISTÓRIA

2.

Esta página será atualizada constantemente.




0 comentários:

Postar um comentário