domingo, 9 de março de 2014

Mind mapping como auxiliar no estudo dos textos

Olá, historiadores-to-be.

Venho falar hoje para vocês de uma ferramenta que eu conheci recentemente, através da Profª. Drª. Adriene Baron Tacla, que ministra METEC na UFF.

Trata-se das ferramentas para mapeamento mental, conhecidas como mind mapping. São voltadas para organizar a mente em projetos que lidam com muita informação, que geralmente ficam flutuando nas nossas mentes até que possamos organizá-las de modo apropriado (coisa que pode nunca acontecer).

Se você está no meio de um brainstorming (tempestade cerebral), com informações novas pipocando pra tudo quanto é lado (tipo agora, com as 5827030 páginas para ler para a prova de terça-feira), essa ferramenta salva vidas.

Mas onde encontrar essa ferramenta miraculosa e como ela funciona?

Vamos pensar em como ela funciona:

Uma ideia central (ou assunto) é colocada na tela. Dela sai uma série de ideias secundárias, cada um de uma cor diferente. E de cada uma dessas ideias surgem todos os detalhes que você julgar importantes, seguindo a cor da ideia de onde ela surgiu. Um exemplo aqui é o início do estudo do texto A ascensão do culto solar, da egiptóloga Rosalie David, que eu estou estudando agora.




Eu usei esse método para mapear todas as informações importantes do maior texto que será usado na prova de terça-feira e ó: ficou joinha.

Onde encontrar:

Para PC
Tem diversos softwares para mind mapping instaláveis em Windows e afins. A má notícia é que a maioria é paga. :(
Aqui você encontra uma lista com alguns. Eu não testei o Edraw, mas é bastante usado por aí (é gratuito).


Na loja do Windows 8 tem uns aplicativos. Eu instalei o M8 e o Nova Mind. Dão para o gasto, mas o meu preferido é o Simple Mind, que é software e app, mas infelizmente é pago. Mas calma que tem uma solução.

Online

Online o mais popular é o Mindmeister. Ele é muito interessante, mas a versão free dele é uma bosta. Não vale a pena. Se você não quer pagar assinatura é melhor tentar um dos softwares gratuitos.

Neste site você encontra uma lista com dez sites para mind mapping que são free. O layout deles não impressiona, mas funcionam.


Para Android

Para esta plataforma eu recomendo fortemente o SimpleMind. Simples assim. A versão free já quebra um galho de jacarandá. A versão completa (que custa apenas 13 dilmas) vai deixar o processo, como direi?, completo.

É leve, é intuitivo, é fácil de usar e você coloca tanto no celular quanto no tablet.

E para os mais experientes com computador, dá para emular o Android no PC. Se optar por comprar o SimpleMind, que eu recomendo, ele fica associado à sua conta na Google. Então você pode instalar em qualquer dispositivo android que possua, inclusive na máquina virtual. ;)

Eu tenho problemas com datas e de concentração. É muito fácil eu viajar para Westeros e para todos os meus compromissos do mês (ao mesmo tempo) durante a leitura e por isso meu índice de retenção das informações lidas é baixo. O que complica é que minha atenção funciona melhor com itens visualmente marcantes. Para resolver esse problema, eu preciso ler, usar marca textos com cores berrantes e fazer os famosos resuminhos que mencionei num outro post.

Com os mind maps minha vida ficou way easier. Até as datas ficaram mais fáceis de entrar na caixola aqui, tudo ficou mais organizado.

Espero que ajude.

0 comentários:

Postar um comentário